Olá.
também fui procurar pelo problema para aprender, pois desconhecia o mesmo..
obviamente que problemas da egr e do filtro de partÃculas vais encontrar em todos os carros diesel..
Carros diesel não são carros de percursos curtos...
Ou mantêm o limite de co2... ou trabalham em condições... as marcas preferiram apostar no 1º por questões de impostos...
ou seja... tens a válvula EGR que simplesmente te manda o fumo de escape novamente para a admissão para ser queimado de novo...
e o filtro activo de partÃculas que simplesmente te "purifica" os gases de escape...
São sistemas caros e falÃveis (EM TODOS OS DIESELS)...
Substituir um filtro activo de partÃculas (FAP) custa entre os 1500 a 2000 euros...
Mas... voltando a referir... é em TODOS os diesels actuais...
Ou seja... Diesel é para andar, no mÃnimo 5 a 10 kms seguidos... não serve para casa - trabalho em que envolva distâncias mais curtas...
As regenerações só acontecem acima das 2.500 / 3.000 e por vezes nem andamos a essa rotação.
A solução para muitas pessoas passa simplesmente por eliminar esses 2 sistemas, fazendo uma falange cega na egr e eliminando a FAP. Normalmente faz-se isso quando se faz uma reprogramação, pois é necessário desactivar esses sistemas na ecu.
quanto ao facto de aparecer diesel do óleo... é realmente esquisito... supostamente ao mudares as válvulas evitaria a acumulação de sujidade nas mesmas e evitarias o problema.
mas como te disse, não tenho grande informação do problema e... terás o mesmo em qualquer diesel que compres e andes pouco... não é só neste ttid
Abraço