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Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn do meu motor decidi procurar mais informação sobre este ultimo.
Tal como o liquido dos travões... o liquido de refrigeração é muitas vezes negligênciado na manutenção. Por vezes utilizado durante anos sem que seja trocado ou... até mesmo usada água quando não devia.
Tentarei explicar o mais detalhadamente de seguida em formato de "faq" para mais fácil leitura e compreensão o que devemos saber / perceber para escolher o melhor liquido.
Porque existem circuitos abertos e fechados de refrigeração?Antes de saber as propriedades de um anti-congelante temos a primeira barreira, existem lÃquidos refrigerantes para circuitos fechados, abertos e que funcionam em ambos.
Já poucos veÃculos vemos com circuito aberto de refrigeração, estes foram substituÃdos pelo circuito fechado. A razão é simples, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor lÃquido iguala-se a pressão da atmosfera à qual encontra-se submetido.
Logo... um circuito fechado onde é gerada pressão, atinge o ponto de ebulição mais tarde, assim consegue melhor desempenho de refrigeração.
Quais as vantagens de usarmos anti-congelante?Inicialmente o anti-congelante cumpria unicamente o nome do produto... anti-congelava...
Não passava de uma mistura de etileno-glicol (OH-CH2-CH2-OH) na água do radiador. Adicionado à água, ele atrai fortemente as suas moléculas. Acontece porque o etileno-glicol carrega dois grupos OH. Em cada um deles, há uma carga negativa no O e uma positiva no H. Essas cargas aparecem na molécula de H2O. Resultado: surgem atracções eléctricas entre esses dois tipos de molécula que dificultam a organização dos cristais de gelo. O etileno-glicol poderá proteger de congelamento até -37ºC!
Contudo... se apenas fosse esta a vantagem... tirando o kamuma ou mais 2 ou três membros daqui... não precisávamos de usar anti-congelante, pois dificilmente atingimos o ponto de fusão da água (congelamento) que é de 0º.
Existem várias bases de anti-congelantes, o mono etilino-glicol, etileno-glicol ou o propileno-glicol. Contudo estes quÃmicos apenas estão relacionados com o ponto de congelação e ebulição nada tendo a ver com inibidores de corrosão, anti espuma, anti calcário etc, isto está relacionado com aditivos.
Em suma. A utilização de um bom anti-congelante irá não só prevenir o congelamento ou retardar a ebulição mas também irá lubrificar a bomba de água, manter todo o sistema limpo e afastar a corrosão do bloco e elementos vitais do motor, como a junta da colaça por exemplo.
Existem 3 tipos principais de anti-congelante:à base de etileno-glicol:é actualmente o mais utilizado e que reúne a melhor relação de qualidade preço, por exemplo o Glicogel, G12, Redex
É o mais comum de encontrar nas superfÃcies comerciais em que o preparado já vem pronto podendo ir até -5, -15, -20 ou até em alguns casos -30º. Ao optarmos por este tipo de anti-congelante devemos optar pelo que tenha maior resistência à fusão (congelamento), não pelo factor de congelamento, mas pelos aditivos anti-corrosão estarem directamente proposicionais a este valor.
Tem como inconveniente o facto de ser altamente tóxico. Por exemplo, a ingestão de uma pequena quantidade pode levar à morte. Deve de ser sempre entregue em um ecoponto após substituição.
É perigoso porque no corpo humano ele sofre uma reacção de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Este ácido combina-se com os Ãons cálcio do sangue, formando um precipitado. Isso leva a uma diminuição dos nÃveis de cálcio abaixo do mÃnimo necessário para o bom funcionamento do organismo, o que causa a morte. Mesmo em doses não letais, os cristais formados do sal oxalato de cálcio (CaC2O4) podem interromper o fluxo sanguÃneo, causando lesões cerebrais e renais. É esse sal o principal constituinte das pedras nos rins.
As suas caracterÃsticas estão presentes durante 2 a 3 anos, pelo que deve ser trocado antes desse tempo.
à base de Propileno-glicol:apareceu recentemente e já começou a ser comercializado. Este quÃmico é em tudo idêntico ao anterior mas com risco bastante mais reduzido à saúde.
Assim como o anterior, deve de ser trocado também aproximadamente a cada 2 anos.
Anti-congelante AOT:Cada vez mais usados pelas suas qualidade e protecção do motor, são muitas vezes conhecidos por "long life" ou "long drain".
AOT representa Organic Acid Technology, em que o facto de se tratarem de lÃquidos com tecnologia de ácidos orgânicos não significa que esses ácidos estejam presentes, simplesmente quer dizer que esses lÃquidos utilizam soluções neutralizadas desses ácidos (sais metálicos) como inibidores da corrosão.
Por norma estes anti-congelantes são identificados como "concentrado" e pelo perÃodo entre troca alargado, normalmente de 4 anos.
Este anti-congelante
NUNCA deve de ser misturado com outros anti-congelantes inorgânicos. A sua mistura criará um ácido de cor acastanhada altamente corrosivo para o sistema de refrigeração. Na troca para este anticongelante todo o sistema deve de ser cuidadosamente lavado com água.
Sendo concentrado, deve de ser misturado com água destilada, desmineralizada, desionizada mas nunca da torneira. A água da torneira é imprópria principalmente devido à presença de calcário e cloro.
A mistura é feita a 50% e previne o congelamento até -40º, embora seja esse valor meramente indicativo para o nosso clima pois, o que realmente se torna importante são as restantes caracterÃsticas.
A água destilada deve de ser comprada com atenção evitando as águas destiladas baratas dos hipermercados. A água destilada mais cara (justificação do preço) é obtida a partir de água desmineralizada depois de ser desionizada (só depois passa à fase seguinte de destilação). A que existe nos hipermercados tem a marca "Destilada" mas não passa de simples água desmineralizada, por vezes pouco desmineralizada, praticamente água da torneira. "Serve" mas não é a melhor que podem usar.
Qualidades principais do anti-congelante:Anti-congelante:Etileno-glicol ou propileno-glicol que aumentam o ponto de ebulição e diminuem o de fusão.
Detergente:Recolhe a ferrugem e resÃduos que naturalmente se formam com o tempo, mantendo-as em suspensão.
Corante: Permite facilmente identificar fugas.
Para todos os tipos de anti-congelante existem diversas cores de corante. A cor de corante não é factor identificativo da base ou qualidade. Devem de ver a sua composição e de preferência optar por um referido como AOT.
Tensoativos: Têm a função de evitar a formação de depósitos e evitar a formação de espuma.
Anti-corrosivos:Desde sulfonatos de sódio e ésteres graxos de sódio ou cálcio até carboxi-polÃmeros têm como função eliminar as capacidades corrosivas da água e ar.
Lubrificante:Protege o radiador, bombas de água e todo o circuito de refrigeração.
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Espero não ter sido detalhado demais... e que as dúvidas sobre a importância dos anti-congelantes estejam devidamente retiraras assim como as diferenças entre os mesmos.
Para qualquer correcção, dúvida ou acréscimo de informação... é favor postar.
Abraço