Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

22 de Dezembro de 2024, 06:27

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

165 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: O sistema de lubrificação  (Lida 12478 vezes)

Offline giles

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Amares, Braga
O sistema de lubrificação
« em: 02 de Abril de 2018, 17:54 »
Tenho mantido o 9000 cs 2.3T a GPL mas sem sistema de lubrificação. Ele foi instalado mas acabei por mandar desligar. Era um sistema mesmo artesanal, parecia uma garrafa de água como aquelas das bicicletas. O suporte de garrafa de bicicleta fazia ainda mais lembrar isso. Depois, o consumo de lubrificante era completamente descontrolado e ia à vida muito depressa, para além da bodega que aquilo fazia. Já ando sem lubrificação há uns bons aos. Resta dizer que o motor tem uns 230.000km a GPL e até à data sem problemas.

Vou agora instalar GPL no 9-5 aero. Para além das válvulas serem mais frágeis, o sistema de lubrificação proposto continua a não me convencer. É um bidão mais evoluído mas continua a funcionar por depressão. Tem a mais que o antigo um LED que acende quando o líquido está quase a terminar. Já ouvi comentar sobre uns sistemas de doseamento electrónico mais preciso, mas não é isso que me estação a propor.

O instalador é em Braga, já aqui referido. O sistema será um BRC.

Aguardo dicas.
  • saab 9000 CS 2.3T ano: 1992
  • saab 9000 aero 2.0T ano: 1996

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1397
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #1 em: 02 de Abril de 2018, 18:53 »
Olha eu nos meus carros a GPL nunca usei disso....
Provavelmente faço mal... mas como tu dizes, enquanto aquilo não me convencer...
E ainda por cima só lubrifica quando faz vácuo....
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2482
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #2 em: 02 de Abril de 2018, 21:45 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,

Não sou especialista mas eu no meu 9-5 tenho um sistema OMVL que em determinados momentos injecta gasolina para efectuar a lubrificação das válvulas. O instalador que efectuou a intervenção no meu 9-5 é de Famalicão e é um antigo mecânico da Saab pelo que tem conhecimento destes carros. Ele recomendou-me, precisamente por o sistema ser mais frágil, que a dita lubrificação fosse feita. No meu caso não tenho bidão com liquido para a dita lubrificação o que acaba por ser menos uma preocupação. Tenho neste momento 120 mil km feitos a GPL e sem qualquer problema, apenas as revisões regulares.

Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline giles

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Amares, Braga
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #3 em: 02 de Abril de 2018, 22:12 »
É possível ter mais informações do instalador ?
Abraço.
  • saab 9000 CS 2.3T ano: 1992
  • saab 9000 aero 2.0T ano: 1996

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2482
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #4 em: 02 de Abril de 2018, 23:00 »
Claro, mas aviso já que não ganho nada com a publicidade.

Auto Electrica Ferreira & Andrade Lda

Sr. Manuel Ferreira
Morada: Av. Jorge Reis nº1484 Outiz, Vila Nova De Famalicão, Braga 4760-692
Telf: 252 310 200

Pela minha experiência só posso dizer boas coisas do Sr. Manuel. Fez um bom trabalho na forma como o sistema está montado, muito discreto e com brio nos detalhes. Foi ele que montou o sistema de gpl no 9-3 ss aero cabrio do Teszero.

É um velho conhecido do Moutinho e do Veloso.

Se precisar posso facultar o telm por PM.

Abraço,
Tiago
« Última modificação: 02 de Abril de 2018, 23:03 por meteorologist »
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline giles

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Amares, Braga
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #5 em: 02 de Abril de 2018, 23:35 »
Com estes dados já posso ligar.
Desde já agradeço.
  • saab 9000 CS 2.3T ano: 1992
  • saab 9000 aero 2.0T ano: 1996

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2482
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #6 em: 03 de Abril de 2018, 09:35 »
Ligue, peça orçamentos e decida pelo que achar melhor :)

Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline giles

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Amares, Braga
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2018, 15:54 »
E pronto, já está. Acabei por ir ao instalador em Famalicão.
Primeiras impressões:
Muito pouco cuidado com o carro:
-Fizeram uma pequena mossa no painel lateral direito, próximo do bocal de enchimento. Provavelmente a fazer o furo, ou a máquina escapou ou bateram com qualquer coisa... é uma marca pequena, do tamanho de uma dedada mas devem perceber o que se sente quando se compra um carro com a pintura impecável e em pouco tempo nos fazem isto.
-Deixaram os tapetes e a alcatifa todos sujos de terra, o que não tem nada a ver com uma instalação eléctrica. Se fossem pontas de fios ainda se compreendia. Tinha  o carrinho todo limpinho e a cheirar a novo :-( Bem, toca a limpar eu mesmo;
-Desconhecimento sobre o funcionamento do acelerador e modo "limp home". Não sei o que fizeram para provocar o defeito, mas em vez de limpar o erro e de rearmar o sistema andavam atrás de uma falha porque quando mexiam nos cabos o funcionamento de carro alterava... fui lá logo a correr antes que me assassinassem o carro;
-partiram um dos encaixes daquela tampa de plástico que está sobre o motor. A primeira vez que mexeram naquilo estragaram, fosga-se, para não dizer outra coisa ! Ficou lá para soldar. A ver como fica.

No final:
A montagem ficou bem. Ainda não fiz contas ao consumo. O motor trabalha bem, mesmo ao ralenti, mas vai ainda precisar de alguns ajustes. Fiz uns 120km e depois de abastecer na bomba da Cruz acendeu a luz do motor. Em carga, ao passar nas 3000rpm, quando injecta gasolina, sente-se um pequeno soluço. O indicador de nível, com o depósito cheio não acende todos os LEDs.
Na mala, a tampa ficou levantada cerca de 2cm mas não é crítico, embora não fosse isso que eu pedi. Gosto de preservar a originalidade o mais possível. Aqui, o facto de ganhar um bocadinho mais de autonomia acaba por "perdoar" a falha que nem está assim tão mal.
Brevemente colocarei fotos, aqui ou noutro tópico mais adequado.
  • saab 9000 CS 2.3T ano: 1992
  • saab 9000 aero 2.0T ano: 1996

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2482
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #8 em: 09 de Abril de 2018, 09:11 »

Instalaram-lhe um OMVL ?

O meu primeiro led normalmente apaga ao fim de 120/130 km feitos. O depósito é de quanto?

No meu caso não sinto qualquer falha e já tenho mais de 120 mil km feitos após a instalação. Tudo a funcionar de forma impecável!

« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 09:40 por meteorologist »
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline giles

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Amares, Braga
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2018, 00:16 »
Não foi o OMVL mas sim BRC.
O depósito leva 46,4 litros de capacidade útil.
Ando com erro de mistura pobre que ainda n\ao se conseguiu ajustar de vez. Limpa-se, fazem-se ajustes mas volta a acender 60km depois.
Inicialmente o 4º LED nao acendia, isto com o depósito cheio.
Ainda nao levei o depósito até ao fim. Hoje abasteci noutra bomba. Talvez com press\ao mais alta, ficaram os 4 LEDs a piscar, estabilizou ao fim de uns 40km.
Depois de fazer 110km voltei a abastecer na mesma bomba. A média foi de 12,7L/100, numa condução pachorrenta, máximo 110Km/h, antes das 2500rpm.
A gasolina está a injectar a partir das 2500 mas vou pedir para subir um pouco.
No percurso fiz 3 paragens. Verifiquei também o consumo que fez de gasolina. Gastei 1 litro.
O valor da média calculado n\ao é muito preciso. É que n\ao ouvi o ruído da válvula a actuar quando o depósito chega à sua capacidade (80% do máx.), daí que parei quando os dígitos começaram a mudar devagarinho...
E pronto, foi mais isto.
  • saab 9000 CS 2.3T ano: 1992
  • saab 9000 aero 2.0T ano: 1996

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2482
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2018, 09:18 »
Tudo se resolve  O0

Não sei agora precisar qual o volume físico do meu depósito, teria que confirmar, mas habitualmente entram cerca de 50l de GPL. Com esses 50l normalmente consigo fazer 560 km mas sei que depende muito do tipo de percurso que faço.

  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1397
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: O sistema de lubrificação
« Responder #11 em: 15 de Setembro de 2018, 15:13 »
Giles....
Como é que anda o teu sistema a GPL??
Conseguiste colocar tudo como deve de ser?
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93