Caros Amigos do fórum:
O meu Saab 9-3 2.2 tid 115cv de 1999 tem o ralenti de um tractor agrÃcola.
Já troquei 2 dos 3 apoios, os mais caros. Não mexi no apoio da caixa, o do arame, mas o mecânico recentemente substituiu a embraiagem e diz-me que esse está em boas condições. A válvula EGR está limpa, o SMA é novo, da Bosch, e o carro anda muitÃssimo bem.
Quando parado num semáforo, aplicar um pouco de ponta-tacão que acelere o motor apenas 50 ou 100 RPMs faz maravilhas. Fica a parecer um diesel normal, se não mesmo um diesel moderno.
Acresce que o carro idêntico de um familiar --- o mesmo motor, a mesma versão, de 1998, o mesmo regime alimentar low-cost, que nunca trocou os apoios do motor --- roda ligeiramente mais acelerado ao ralenti, e as vibrações são muitÃssimo menos incomodativas e os ruÃdos parasitas quase inexistentes.
Lembro que a trepidação do motor, mais do que maçadora, ao propagar-se pelo carro fora vai causando danos, especialmente nos apoios do motor. Lembro também que a substituição dos 3 apoios importa em cerca de €1.000,00 (material, portes e mão-de-obra), o que não é despiciendo para um carro com 17 anos.
A questão é esta:
Ouvi dizer que com o serviço de um «Tech2» é possÃvel comandar a centralina electrónica e alterar a velocidade do ralenti.
No entanto, da Auto Garantia (R. Costa Cabral, Porto) dizem-me que isso é absolutamente impossÃvel. Absolutamente impossÃvel.
Estranhei. Não convencido, aqui estou a pedir a V/ opinião.
É possÃvel aumentar ligeiramente o ralenti com um Tech2?
Muito obrigado pela atenção!
Cumprimentos,
PS