Penso que as parcerias no Mundo Automóvel não são segredo para ninguém.
O grupo Fiat era, nos anos 80 e 90, uma referência no setor (que a muitos custa aceitar).
Parcerias como a estabelecida com a Saab foram feitas, por exemplo, com a Seat (que eram fiat's disfarçados).
Ainda hoje é mais do mesmo.. o Dodge Caliber não passa de um Fiat Freemont e o novo Lancia Thema é um Chrysler 300C renovado (que apesar de serem do mesmo grupo é um abuso esta partilha de plataformas em carros [supostamente] de Topo).
O Saab 600 não passou de uma estratégia de entrada da Lancia em determinados mercados onde a Saab tinha maior expressão.
Apesar disso, abriram-se portas para a parceria Type Four Platform que, além de reduzir custos de produção, trouxe um toque de Giorgetto Giugiaro aos veÃculos Saab. Coincidência ou não, o 9000 conseguiu "invadir" o mercado norte-americano, sendo considerado um veÃculo "de Topo".
Naturalmente que a Saab foi inteligente na gestão da parceria, onde foi cuidadosa com as questões de segurança e nas constantes renovações das linhas do modelo, adaptando-o às realidades e exigências de cada mercado-alvo. Talvez esses cuidados tenham ampliado alguns custos, mas pelo menos ninguém pode acusar a Saab de perda de identidade.
O que eu acho é que a Fiat não fez nenhum mal à Saab, antes pelo contrário, até porque o 9000 é um dos maiores prodÃgios da Saab.