E sobre a suspensão, o eixo rÃgido só se torna mais desconfortável em pisos muito irregulares.
Mas isso do eixo rÃgido não ter um desempenho bom, depende da concepção deste.
Noutros fórums de acesso livre já li que eixo rÃgido é o mesmo que arcaico e que é de fugir, e que um carro que o tenha no eixo traseiro é um carro que vai jogar de traseira, que não vai fazer curvas a velocidades relativamente altas. Também isto é um pouco distante da verdade.
Por acaso, e porque curto carros e a parte mecânica, já li um livro intitulado "How to make your car handle" e aprendi bastante.
E nesse livro livro aprendi que uma suspensão traseira independente mal desenhada ou afinada pode ser perigosa, pois pode apresentar bump steer, que ocorre quando as rodas traseiras passam ao mesmo tempo sobre uma lomba, e que devido à compressão das molas, e ao movimento dos braços da suspensão, a convergencia do eixo traseiro se altera e provoca o desvio da trajectoria desejada sem se mexer no volante, ou seja, o carro pode guinar para um lado ou para outro sem aviso.
E a grande vantagem de um eixo rÃgido é que as rodas estão em posição sempre igual entre si, e teoricamente, sempre perpendiculares à superfÃcie do piso, se não me engano. E o preço de a construir é muito mais baixo em relação a uma independente, e se a tracção fôr apenas dianteira, ocupa menos volume.
E o eixo rÃgido do saab 9000 é dos mais evoluÃdos que conheço, para a época. Tem barra panhard e dois braços (longitudinais) por roda, um inferior mais longo e um superior mais curto, paralelos um ao outro, mais ou menos.
Uma foto:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInE outro exemplo moderno é o do mustang lançado em 2005. As versões mais musculadas não costumam ficar atrás em termos de aceleração lateral em relação a outros carros mais caros e evoluÃdos do mesmo segmento.