Número máximo de rasgos: 7, servem apenas para evacuar os detritos criados pelo calço, muito útil quando em condução desportiva, fora disso cria mais desgaste do calço e menos área de contacto com o disco.
Os discos furados foram iniciados pela Porsche, se não estou em erro, e serviam para reduzir peso ao disco (fazendo com que a suspensão tenha que mover menos peso, basicamente o peso de um disco pequeno, com a poder de travagem de um maior) e aliviar os gases criados pelo calço sobre forte pressão e temperatura.
Os rasgos e os furos são QUASE obsoletos, sendo que um bom calço moderno não cria gazes e os detritos são suficientemente pequenos e porosos para serem evacuados pela deslocação do ar.
Mas cada um é livre de fazer o que quer, desde que não caia em asneira de fazer 50 rasgos ou furos muito grandes, tirando isso podem melhorar a travagem com pouca coisa e sem grandes custos.
Sem entrar em grandes detalhes, as maxilas são as principais culpadas pela falta de endurance quando se solicita muito os travões, podem por uns bons calços e discos, mas as maxilas vão continuar a falhar.
Na minha opinião, discos lisos, com "curved vents", e uma maxila monobloco. Isto SEM A PORCARIA DOS EBC RED STUFF!
Abraços