Peguei neste topico apenas para irmos falando de novo trajectoria da NEVSdos ultimos meses (nao faz sentido chamarem-lhes de SAAB).
aparentemente cada vez mais a NEVS quer ser uma empresa producao de carros electricos direcionada para o mercado chines. A compra da SAAB aparentemente é compra de tecnologia, plataformas e fabrica sendo q esta terceira ainda nao sabem bem como a potencializar em lucros
Tenho ficado com ideia q irao fazer seguinte
- A fabrica na suecia será para terceirizar producao a outras marcas. Ja la se montaram salvo erro no passado Minis, Porsche Boxster (eexistem fotos a circular anos 90) e Opel.
Pontualmente certos componentes de carros da NEVS.
Seria uma boa maneira de tentarem rentabilizar a fabrica e nao fecharem as portas
- NEVS com as plataformas da SAAB produzir carros na china para o mercado local. Os carros nao serao possivelmente chamados de SAAB. Serao carros parecidos com SAAB mas terao outros nomes e um conceito totalmente diferente.
Ou seja prevejo q a SAAB durante uns anos morreu. Pode ser q um dia acorde. Talvez quando a crise na europa acabar (pior é q parece q nao vai acabar). Embora o grande mercado da SAAB fosse EUA .
A SAAB EM 2010 devia ter sobrevivido. O facto de nao ter acontecido e olhando detalhadamente para tudo em sua volta actualmente diria q apenas um milagre. Existem muitos factores contra... Espero estar errado mas com o passar dos anos (ja la vai uns 2 a 3 anos de más noticias e tudo parado) diria q ate esta pior q minhas previsoes q ja nao eram boas. Mesmo numa má previsao de à 3 anos por esta altura deveria haver na china SAAB à venda. Um carro "relativamente parado" na sua evolucao mas ainda assim uma possivel proposta num bom preço naquele mercado. Mas nem isso...
O facto de ate marcas como TESLA terem começado do nada e em poucos anos terem nome, retira ainda mais poder à ideia q a compra de uma marca com historia possa ser extremamente vantajoso (e desse modo tambem comprar todas as dividas subjacentes)... Acho q os chineses perceberam q fizeram mau negocio e querem companheiros para dividir o prejuizo. É a grande conclusao q noto. Ao contrario da ideia afinal Chines tambem faz maus negocios
Aproveito para perguntar se NEVS esta cotada na bolsa. Gostaria de ver sua evolucao...