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Comportamento da valvula swirl ao ralenti (2.2 TID)
por orlando em 17 Fev, 2013 10:59
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Viva, na passada semana perguntaram-me qual era o comportamento do actuador da minha válvula de swirl quando o motor está ao ralenti.
Olhei para a mesma e até cheguei a mexer nela e observei que a dita cuja está completamente distendida ao ralenti. (sem que o vácuo a faça retrair)
Após mais algum dialogo foi me afirmado que o comportamento normal da dita seria encolher da mesma forma que o actuador do turbo, que no meu carro encosta totalmente ao parafuso afinador (ao ralenti).
Como sei que existem alguns proprietários de 2.2 TID pelo forum gostaria que testemunhassem o comportamento das mesmas.
Um muito muito obrigado desde já!
Ps. Este actuador regula a abertura/fecho de um segundo canal de enchimento na altura da admissão do pistão.
Ps1. O acuador está do lado direito de quem olha de frente para o motor próximo da ficha que liga ao sensor do posição da cambota.
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Responder #1
por orlando em 19 Fev, 2013 20:20
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Ok, fiz mais um teste e fiquei a pensar...
Explico:
Motor parado, coloco a trabalhar, e o actuador não mexe, acelero até às 4000 rpms , não mexe.
Entro no carro coloco em D vou até ao fim da rua e venho.
Vou olhar para o actuador novamente e pronto já lá está colado ao fundo (porta fechada) peço a alguém para acelerar até ás 3500 e de volta ao ralenti e lá está ela a mexer como é suposto.
Teco, ajudas?
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Responder #2
por teco em 19 Fev, 2013 20:32
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I had the Swirl Valve (in the Inlet Manifold) removed, cleaned and freed up (it was seized) - that's supposed to improve combustion at higher speeds and might also be an improvement - not had a chance to notice at night yet. The actuator for that is behind the EGR valve, on the right side (looking from the font under the bonnet) and is vacuum operated - if you cannot move it with your fingers then it is clogged up and could be the culprit also.
tira e limpa se não mexe bem à mão...
p.s. procurei nunca olhei para a minha
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Responder #3
por orlando em 19 Fev, 2013 22:54
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O que gostava mesmo é que tu olhasses para a dita...
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Responder #4
por teco em 19 Fev, 2013 23:12
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O que gostava mesmo é que tu olhasses para a dita...
quando for ao veloso peço que explique o que pode ser visto... e como, até lá... não sei
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Responder #5
por orlando em 19 Fev, 2013 23:46
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OK ok, é simples na zona da frente do motor mesmo por debaixo da tampa do motor canto inferior direito tens lá um actuador de membrana (vácuo) de cor preta. O veio deve estar distendido quando tens o motor parado.
Deu para identificar, qual é?