Caros amigos Saabistas,
Depois de muitas incertezas relativamente ao GPL, chegou a altura de mudar para uma energia mais ecológica e decidi definitivamente trocar o diesel pela gasolina/gpl.
Neste sentido, tendo já dado o primeiro passo, agora as dúvidas que se colocam são outras:
1. Onde instalar?
2. Qual o kit adequado para a máquina em questão?
3. Sistema gasoso ou lÃquido?
A viatura em questão é um SAAB 9-5 SportWagon 2.3T Aero Aut. 260cv, de 2007, com cerca de 189000 kms, que adquiri recentemente e já aqui apresentada (embora ainda não tenha o respetivo DB _
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Tendo já percorrido cerca de 3000 kms posso dizer-vos que mecanicamente aparenta estar tudo a funcionar correctamente, mas para salvaguardar qualquer dúvida, no final deste mês vai fazer a revisão da praxe na oficina representante da marca em Lisboa.
Faço em média cerca de 30.000 kms por ano, o que pelas minhas contas, o kit que vier instalar fica pago aproximadamente num 1 ano, e sempre com o objectivo de ficar com a carrinha por muitos anos, pelo que, o sistema que colocar será para manter e durar.
Posto isto, já sondei algumas empresas mais próximas da minha área de residência e uma do Porto, tendo colhido as seguintes propostas:
- Cuco Autogás (Lisboa) _ Kit Landi Renzo (s/lub.) 1820€;
- Front Fuels (Seixal) _ Kit LPG Tech (s/lub.) 1450€ | Kit Vialle (s/lub.) 1900€ | com lub. + 100€ mec. ou +200€ eletrónico;
- Auto Ecologia (Sintra) _ Kit Optima (c/lub.) 1750€ | Kit BRC (c/lub.) 1850€ | Kit Vialle (c/lub.) 2000€;
- Gasamado (Santarém) _ Kit Landi Renzo (s/lub.) 1650€;
- Passilauto (Montijo) _ Kit Prins (s/lub.) 1650€| Kit Optima (s/lub.) 1450€ | Kit Vialle (s/lub.) 1800€;
- Hybrid Car Center (São Domingos de Rana) _ Kit BRC (c/lub.) 1580€;
- Pedro Marto (Porto de Mós) _ a marca do Kit não veio especificada, mas creio que é Lovato, (c/lub.) 1600€;
- Mastergás (V.N. Gaia) _ Kit Prins (s/lub.) 1650€.
A informação e os orçamentos recebidos até ao momento não divergem muito, mas se inicialmente estava mais inclinado para um kit sequencial de injecção gasosa, neste momento encontro-me divido entre os prós e contras do sistema gasoso e do lÃquido, nomeadamente nos seguintes pontos: custos de manutenção, consumos, fiabilidade, duração, ruÃdo dos injectores (gasoso) vs. ruÃdo bomba (lÃquido), com ou sem sistema de lubrificação das válvulas, potência e resposta da máquina.
Agradeço desde já todos os vossos preciosos contributos, dicas, esclarecimentos, conselhos, etc... toda a informação é bem-vinda!
Obrigado